DEUS E O ATEU

Pastor Ryan Bell, que tornou-se ateu depois de experiência pessoal
A pouco li uma notícia de um pastor que, após ministrar durante 19 anos, tornou-se ateu em decorrência de uma experiência vivida no começo do ano de 2014. Não sei quais foram os motivos de fato que o levaram a uma revisão radical de suas convicções, mas isso levou-me à uma reflexão sobre as circunstâncias que levam um indivíduo ao ateísmo. Como será que Deus lida com essa situação?


Baseado nos princípios e contextos de Romanos 1:20 e Atos 17:30,  isto é, o julgamento que é feito com base na oportunidade que o homem teve de ter acesso a luz da verdade ou a falta de oportunidade de conhecê-la, compreendê-la e aceitá-la, podemos inferir que Deus reconhece o ateu que seja realmente sincero e honesto consigo mesmo e com o próximo, baseado naquilo que ele acredita ser bom ou mau. Além disso, ele compreende perfeitamente as razões pelas quais o homem perde sua fé, tendo em vista o contexto no qual a humanidade vive hoje, onde até aqueles que se dizem crentes, vivem como se o Criador não existisse.

Por outro lado, este indivíduo precisa se dar a chance diária de rever suas convicções, analisar outras possibilidades, explicações, entendimentos que confrontem com sua antiga visão e testem seu atual posicionamento, não permitindo se fechar prioritariamente para qualquer possibilidade, apenas porque a primeira experiência foi traumática, decepcionante ou triste.

Noutras palavras, seja lá o que for que tenha motivado ele a se tornar um ateu, é importante que saiba que aquela não foi uma situação exclusiva ou uma realidade única e universal. O Criador o fez ser pensante e quer que use a sabedoria para redescobrir Deus e não usá-la para procurar ganchos onde possa pendurar suas críticas, baseadas numa experiência negativa única vivida no passado.

O ateu que mantém uma postura como esta, ainda que em sua vida inteira não consiga "redescobrir" Deus, mesmo assim, certamente o Criador o reconhecerá e levará em conta sua sinceridade, honestidade e humildade.

É certo que há muitos ateus assim por aí e por isso tenho comigo que muitos deles se surpreenderão ao se verem ressurretos e transformados perante Cristo, por ocasião do seu advento para resgatar a humanidade, quando nossos dias expirarem.

"Os ateus mantém essa postura?" Essa é uma pergunta que eles precisam responder para eles mesmos. Eles é que devem verificar se suas consciências estão em concordância com uma postura de busca honesta, sincera e humilde para encontrar as respostas para seus próprios questionamentos. Se a resposta for positiva, então é certo que o Criador os ajudará a encontrar as respostas.

Rafael S.


REFERÊNCIA

Jarbas Aragão - GospelPrime. Pastor se torna ateu após ficar um ano "sem Deus". Disponível em <http://noticias.gospelprime.com.br/pastor-torna-ateu-um-ano-sem-deus/> Acessado em 31 de Dezembro de 2014.

Comentários

  1. Não fosse a filosofia, acrença em deus não teria resistido tanto.

    http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/a-cren-a-em-deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1. Use o formulário de comentários para fazer suas sugestões, críticas ou questionamentos.
2. Para comentar, use a opção "Nome/URL" ou utilize as opções disponíveis na guia "Comentar como".
3. Serão bloqueadas todas as postagens que tenham conteúdo ofensivo ou propagandas que não se relacionam com o tema deste blog.
4. Caso queira mandar uma mensagem reservada use a caixa de mensagem ao lado da página.

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTOS ISRAELITAS REALMENTE DEIXARAM O EGITO?

O TRILEMA DE EPICURO E A ORIGEM DO MAL

OS EVENTOS HISTÓRICOS QUE DETERMINARAM AS CIRCUNSTÂNCIAS DOS DIAS DE JESUS