18 PERGUNTAS HONESTAS DE UM ATEU SINCERO (PARTE 2)

PERGUNTA 5: Por que continuar a evangelizar se desde os dias de Paulo esse trabalho foi concluído?

RESPOSTA: A declaração de Paulo em Colossenses 1:6 e 23 se refere ao mundo dos dias dele. Vanderlei Dorneles, em seu Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, explica o seguinte:

… Paulo não quer dizer que o Evangelho tinha chegado completamente a todas as partes. Isto é claro por suas afirmações em outras passagens a respeito do progresso do Evangelho. Ao escrever uns poucos anos antes aos romanos, resumia assim o progresso do Evangelho: “Desde Jerusalém, e pelos arredores até Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo” (Romanos 15: 19). Nesse tempo Paulo esperava visitar Roma e desde ali levar o Evangelho à Espanha (Romanos 15: 24). Mas sua detenção e encarceramento lhe impediram de cumprir seus planos. Em vez de ir a Roma em liberdade como um arauto do Evangelho, chegou encadeado, e, já preso, não pôde visitar a Espanha. É duvidoso que alguma obra importante tivesse sido começada ali. Ademais, não há nenhuma evidência posterior de que por essa época [...] o Evangelho tivesse penetrado nas regiões dos bárbaros… É, pois, claro que a afirmação de que o Evangelho tinha sido pregado a toda criatura embaixo do céu não tinha o propósito de que se a tomasse num sentido absoluto. Em forma semelhante à declaração “bem como a todo mundo” (Colossenses 1: 6), a ênfase recai no fato de que o Evangelho pregado em Colossos é o mesmo que se está proclamando em todo mundo. Conferir Mateus 24: 14; 1 Tessalonicenses 1: 8; Apocalipse 5: 13; 14: 6-7…” Disponível em: http://www.ellenwhitebooks.com/comentario Acesso em: 06 de maio de 2010 (Grifos acrescentados).

PERGUNTA 6: Por quê de tantas doutrinas diferentes?

RESPOSTA: Especialmente o item 2 da pergunta quatro responde a interessante questão.

PERGUNTA 7: Se a volta de Jesus é real por que Ele demora tanto? Deus pode amar pessoas como eu?
RESPOSTA: O motivo para Jesus não ter voltado está registrado em 2 Pedro 3:9:

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”

Deus é paciente e espera pessoas sinceras como você descobrirem a Verdade para que não se percam. Não será o ateísmo que impedirá o Criador de lhe amar muito, meu amigo.

PERGUNTA 8: Qual o significado da expressão “Ave” Maria?

RESPOSTA: A palavra “Ave” da oração “Ave Maria” é latim e (usada por Jerônimo, que traduziu a Bíblia para tal idioma) significa “Salve”. É uma forma de saudar Maria – do mesmo modo que se saudava o imperador de Roma.

PERGUNTA 9: Por que a Bíblia tem 66 livros e não 74, 50…?

RESPOSTA: A Bíblia tem 66 livros por que eles são o que de mais importante há para a salvação do ser humano (conferir João 5:39). Existem outros escritos dos profetas que não estão na Bíblia (1 Crônicas 29:29; 2 Crônicas 9:29); isso pelo motivo de Deus julgar certos assuntos como tendo uma importância apenas local ou para o contexto da época.

O número de livros foi definido por (1) profetas e escribas e (2) pela igreja cristã. Vou explicar: Nos dias de Esdras e Neemias fechou-se a lista dos 39 do Antigo Testamento. A evidência disso podemos ver no fato de que, depois de tais escribas, nenhum outro livro foi incorporado à lista de livros considerados vindos de Deus (inspiração do pensamento).

Já a igreja Cristã – antes de existir o catolicismo – definiu 27 escritos como fazendo parte da lista daqueles que compõem o Novo Testamento. Tal fato é provado através de 2 Pedro 3:15, 16. Nesses versos o apóstolo Pedro considera as cartas de Paulo como sendo parte das “Escrituras”.

A história também nos ajuda a descobrir por que foram somente 27 livros. O cristianismo, especialmente no final do I século vinha sofrendo fortes influências gnósticas que procuravam misturar ensinamentos errados com aqueles revelados na Bíblia. Para proteger os livros do Novo Testamento a igreja primitiva fechou a listagem e, desse modo, nenhum escrito apócrifo (de autor desconhecido) encontrou lugar entre os considerados sagrados.

A Igreja Católica passou a existir por volta do séc. III e muito antes a igreja cristã, no final do séc. I, já havia estabelecido (com base em algumas regras) os evangelhos e cartas apostólicas que realmente tinham sido escritas pelos verdadeiros autores. Portanto, a lista de Atanásio e os concílios de Hipona (393 d.C) e de Cartago (397 d.C) nada têm a ver com a formação da Bíblia. Ele apenas “oficializaram a opinião geral das igrejas” (Pedro Apolinário. História do texto bíblico – crítica textual. São Paulo: Seminário Latino Americano de Teologia, 1985, p. 156).

PERGUNTA 10: Qual a razão de Deus deixar vivo um indivíduo como eu? Rsrsrs.

RESPOSTA: Se estivéssemos tratando dessas questões pessoalmente, com certeza riríamos por causa dessa pergunta, pois, também sou como você: tenho senso de humor.

Aqui entra 2 Pedro 3:9: o amor de Deus e a paciência dEle com você. Ele o considera filho, não importa em que situação se encontre: “…Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” Jeremias 31:3.

Da mesma forma que uma mãe não aborta um filho por ele ter uma síndrome (há poucas exceções), Deus “não aborta” você. Ele lhe conhece desde que estava no ventre de sua mãe e, por isso, pode lhe amar antes mesmo de o amigo existir (ler Salmo 139:1-17).

PERGUNTA 11: Os gigantes mencionados na Bíblia eram mesmo pessoas de grande estatura?

RESPOSTA: Realmente, os gigantes citados na Bíblia eram pessoas altas, de acordo com Números 13:33. Tinham estatura de aproximadamente 4 metros de altura e não de 10 ou 12 metros como afirmam alguns desinformados. O gigante que Davi enfrentou tinha aproximadamente 3,9 metros de altura (1 Sm 17:4). Estes gigantes, na realidade, representaram a humanidade o mais próximo da sua originalidade no ato da criação. Por meio de um processo que a ciência ajuda explicar pela microevolução, entendemos que o ser humano se degenerou e está se degenerando com o passar dos séculos.

____________________
Na Mira da Verdade (Adaptado) - Neste link está disponibilizado o artigo original e completo. Caso queira mais informações sobre os assuntos abordados, entre em contato pelo e-mail conectandoaoblog@gmail.com

Clique nos links para ler: Parte 1, Parte 3, Parte 4 e Parte 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTOS ISRAELITAS REALMENTE DEIXARAM O EGITO?

O TRILEMA DE EPICURO E A ORIGEM DO MAL

OS EVENTOS HISTÓRICOS QUE DETERMINARAM AS CIRCUNSTÂNCIAS DOS DIAS DE JESUS